O que são fibras?

A primeira coisa que você precisa saber para entender a composição dos tecidos é o que são fibras têxteis.

De forma bem simples, é a matéria-prima para fabricação do tecido, é a partir dele que se cria o fio.


Existem três tipos:

As fibras naturais são retiradas de plantas, árvores ou dos animais e transformadas em fios no processo de fiação. Esses fios são entrelaçados numa máquina de tear e transformados no tecido.

Existem também as fibras artificiais criada pelo homem, porém se utiliza como matéria prima produtos da natureza, como por exemplo a celulose.

E por fim as fibras sintéticas, que são produzidas também pelo homem utilizando produtos químicos da indústria petroquímica como matéria-prima.


Agora que você sabe o que é fibra têxtil e como é feito, vamos para próxima etapa: Do que é feito cada tecido.



Hoje existem milhões de nomes de tecidos, diversas variações, e cada fábrica acaba criando um nome para um tecido específico. Porém fique atenta às composições. Vou explicar um pouquinho sobre cada uma:


Viscose: Tecido leve e fresco que tem bastante caimento. Ele é uma fibra artificial de celulose, produzida a partir de cavacos de madeira de árvores pouco resinosas ou do linter da semente do algodão.


Algodão: É uma fibra natural de origem vegetal. Já era utilizada em 4.500 a.C pelos Incas no Peru. É a fibra de melhor capacidade de absorção de umidade.


Linho: Fibra natural de origem vegetal procedente do talo do linho, tem como principal característica o aspecto rústico.


Lã: Fibra natural derivada do pelo das ovelhas e dos carneiros. Serve como isolante térmico, não esquenta tanto sob o sol, mantém a temperatura do corpo em média 5 a 8 graus mais baixa em comparação a outros tecidos.


Poliéster: Fibra sintética também conhecida como “tegal”. Utilizado em malharia, vestuário, camisaria e parte de baixo. Fibra muito versátil e os melhoramentos tecnológicos possibilitam que esta fibra se torne cada vez mais semelhante ao algodão ou mesmo a seda.


Poliamida: Conhecida como “nylon” ou “náilon”, fibra química de polímero sintético. A mais nobre das fibras sintéticas. Vantagens: secagem rápida, toque sedoso e melhor recuperação ao vinco. Associada ao algodão, oferece um produto extremamente confortável e com ótima absorção de umidade.


Elastano: Fibra sintética altamente elástica obtida do etano. É uma fibra muito utilizada na fabricação de calças, collants, maiôs, cintos e biquínis.


Todas essas composições podem ser misturadas criando um novo tecido, por isso procure sempre a etiqueta da roupa (no site site onde comprou, ou na legenda do produto) e veja as porcentagens (caso tenha mais de uma fibra da composição) que contém no tecido. Assim você vai entender um pouco mais sobre aquela peça.


E ai? Gostou de ler um pouquinho sobre tecidos? Deixe sua opinião ou dúvidas que iremos responder. Obrigada por ler até aqui!


Até o próximo post <3



#tecidos #composições #fibrastexteis

21 visualizações0 comentário