Como cuidar da sua touca e fronha de cetim

O Cetim é um tecido sintético composto de poliéster (podendo ser também de seda ou algodão, mas vale lembrar que nós trabalhamos apenas com o de poliéster até o momento). Ele é de uma gramatura considerada fina e delicada, sua superfície é muito lisa e tem um brilho marcante. Estas características são o que nos faz amar esse tecido, por isso é necessário alguns cuidados e recomendações para conservação dos produtos feitos com esse material:


  • Lave sempre à mão separadamente, deixando alguns minutos (5 minutos mais ou menos) de molho em seguida esfregue levemente e com cuidado para não agredir a fibra do tecido, depois enxágue bem para retirar todo sabão. Pode trocar a água e repetir o processo se achar necessário.

  • Não use máquina de centrifugar ou secadora. Esprema levemente para retirar o excesso da água, evite torcer o tecido.

  • Deixe secar no varal mas evite pregadores, eles podem marcar o tecido ou puxar fio, para facilitar também pode deixar secar em uma superfície plana.

  • Passe o ferro na menor potência, recomento passar do lado avesso do tecido se possível (no caso das fronhas). Siga as instruções do seu ferro de passar para tecidos finos ou de seda. Você pode também utilizar um passador à vapor, mas não aproxime muito do tecido. Espere esfriar para guardar.

  • Guarde seus itens em uma gaveta, caixa ou saquinhos separados para eles, mantenha longe de objetos que possam puxar fio do tecido.


A não realização de alguns desses cuidados pode afetar a estética do tecido. Ressaltando também que esses cuidados aumentam a durabilidade do produto.


Espero que tenha ajudado você :)

Se houver alguma dúvida comente que terei o prazer de responder. beijoooos Taísa.



24 visualizações0 comentário